A melhor forma de comprar um imóvel

Está pensando em adquirir o sonho da casa própria e adquirir um imóvel? Tenho certeza que nos últimos meses você ouviu falar que a taxa de juros está bastante reduzida, e por isso é um bom momento para pensar em adquirir sua casa própria.

Mesmo diante desse cenário mais propício para a aquisição de bens, é necessário estar atento, principalmente quando você está prestes a despender de um alto valor, ou então, de se comprometer por anos em um financiamento do imóvel.

Diante de tal situação, nossa orientação é de se tomar alguns cuidados. Confira agora qual a melhor forma de comprar um imóvel.

Em primeiro lugar, é importante lembrarmos que estar instruído de um profissional para realizar a compra é de muita importância. Não estamos falando apenas de um corretor de imóveis. Um advogado é essencial quando se trata de compra de imóvel, seja ele financiado ou não.

É o advogado que irá redigir um contrato que seja proporcional e razoável para ambas as partes. O equilíbrio deve existir, não podendo ser excessivamente oneroso entre vendedor e comprador.

Caso você esteja prestes a assinar um contrato feito por terceiro, você tem direito de levar um advogado para conferir os termos e cláusulas contratuais. Já falamos inúmeras vezes e voltamos a repetir: esteja atento aos contratos eu você assina. Tudo deve ser verificado para que se evitem maiores prejuízos.

Em segundo lugar, o profissional irá verificar se não há irregularidades no contrato. Um dos fatores de maior incidência que percebemos em nosso dia a dia, são contratos de adesão onde são colocadas altas taxas de juros.

É necessário análise para ver também se toda a documentação está correta. Quando se trata de imóvel na planta, verificar se o planejado contido em projeto foi devidamente cumprido na entrega.

Outra questão a ser verificada, quando o imóvel já tinha outro dono, deve ser consultado se há dívidas recaindo sobre ele. Lembre-se que quando você adquire o imóvel, está tomando para si todas as responsabilidades, inclusive fiscais que pertencem a ele.

E não pense que para por aí. Você já imaginou se aquele imóvel foi dado como garantia de uma dívida? Veja como vários fatores são determinantes e devem ser averiguados antes de que seja realizada a transação efetiva da compra e venda do imóvel.

Muitos se encantam com o imóvel mas se esquecem de analisar essas questões que são indispensáveis para um bom resultado do negócio firmado. Veja, não basta só olhar o imóvel, se ele está em boas condições de uso para habitação. É necessária a análise contratual, e ainda, a verificação se aquele imóvel não possui dívidas sobre ele ou até mesmo credores.

Aqui vai nossas dicas para uma compra de imóvel mais segura:

  • Definir o quanto pretende gastar no valor do imóvel e qual o valor seguro de parcelas consegue pagar: essa é a questão decisiva para você dar o primeiro passo junto a compra de seu imóvel. Definir valores do imóvel e valor da parcela do financiamento serão atitudes seguras para quem não quer acabar ficando devedor do banco.
  • Feito isso, saiba se deseja um imóvel já habitado, novo ou ainda na planta. Além disso, definir o tamanho do terreno e da construção (se for o caso), é importante para quem quer fazer uma compra que atenda plenamente suas necessidades imediatas e também futuras.
  • Considere fazer o pagamento de uma entrada. Mesmo que considere o valor pouco, dar entrada no imóvel ajuda tanto no momento da simulação do financiamento, como também faz cair as taxas de juros nesse contrato. Isso significa dizer que quanto mais dinheiro você puder dar de entrada, menores serão os juros.
  • Programe-se quanto aos gastos que você terá. Sabemos muito bem que você acaba gastando mais do que o previsto. Isso porque, escolhe um acabamento mais caro, quer fazer alterações na decoração, antes de fazer a mudança. Tudo isso requer dinheiro e tempo, então se programe. Se optou pelo imóvel na planta, junte suas economias e esteja mais preparado quando o imóvel ficar pronto.

Gostou de nossas dicas de hoje? Continue nos acompanhando e não perca semanalmente nossas orientações jurídicas sobre diversos temas.

Está precisando de uma assessoria jurídica na compra de um imóvel? Ou se você é vendedor, precisa de um bom contrato? Seja qual for o seu caso nós podemos ajudar. Entre em contato conosco hoje mesmo. Nossos profissionais estão a postos para te ajudar. Te proteger de abusos é nossa missão.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Onde nos encontrar

Souto Costa Advogados Associados © 2020 Todos os direitos reservados. Configurações de Cookies. Política de Privacidade.