A melhor forma de negociar uma dívida no cartão de crédito

Será que é possível negociar uma dívida do cartão de crédito? Em nosso tema de hoje vamos abordar a melhor forma de negociar com o banco quando você possui uma dívida no cartão.

Em primeiro lugar, queremos passar o que você não deve fazer na busca por tentar quitar essa dívida. Acredite, há formas de negociação que mais prejudicam que ajudam na hora de tentar quitar a dívida.

O que não fazer:

  1. Pagar o valor mínimo da fatura: essa é uma armadilha que muita gente acaba caindo, pois promove uma falsa sensação de que você está em dia com o pagamento dessa fatura. Mas, porque o pagamento mínimo é tão ruim? Pois você acaba por pagar mais do que o dobro do valor devido. Os juros são altíssimos!
  1. Continuar comprando: essa dica pode parecer óbvia, mas acredite, há quem esteja atolado em dívidas, mas está fazendo novas dívidas. Não seja inconsequente. É necessário colocar as dívidas atuais em ordem. Se você fizer um bom planejamento financeiro, você quita às suas dívidas e passa a optar por poupar, para comprar à vista. Pense nisso.

O que fazer:

  1. Procurar o banco: o primeiro passo é procurar a instituição bancária ligada ao cartão de crédito que você está em dívida. Veja a proposta que eles tem a oferecer. Mas, tome cuidado, como já falamos em nosso blog em outra postagem, os bancos tendem a não oferecer a melhor negociação e vantagem no primeiro contato. Se instrua com um profissional da área.
  1. Estudo do acordo oferecido: nesse momento, antes de aceitar a proposta oferecida, é necessário um estudo do que foi ofertado. Sozinho, provavelmente você não conseguirá definir se aquela proposta é realmente vantajosa. Procure um profissional para te orientar se o contrato objeto da renegociação realmente está de acordo com a lei, e se está sendo vantagem para você.
  1. Aproveitar os mutirões de negociação de final de ano: uma boa dica para quem deseja a melhor oportunidade para dar quitação ou negociar o pagamento parcelado de uma dívida, é através dos mutirões de final de ano. Geralmente, todos os anos no mês de novembro, as instituições bancárias oferecem vantagens para negociação de dívidas com a taxa de juros muito reduzida! Esse é o momento em que terá maior probabilidade de realmente estar fechando um bom negócio.
  1. Cumprir o acordo: esse é o principal aspecto que você deve seguir. Feita a negociação, cumpra com o que foi ajustado. Aproveite a oportunidade que te foi dada e mantenha sua vida financeira em dia, e, mais do que isso, mantenha seu nome “limpo na praça”. Para isso, como já mencionamos e dizemos sempre por aqui, não adquira novas dívidas enquanto não conseguir quitar a anterior, a menos que o seu poder econômico mude para melhor, e com estudo dessa viabilidade econômica seja possível.

Essas foram as nossas dicas práticas do que fazer e do que não fazer na hora de negociar com uma instituição bancária dívidas de cartões de crédito.

Algumas dessas dicas se estendem para qualquer tipo de dívida que você tenha contraído. É importante sempre mantermos posturas que nos encaminhe para uma boa resolução do problema.

Está precisando de orientação de como é melhor negociar uma dívida? Precisa de uma revisão contratual? Quer saber se o acordo proposto pelo banco é vantajoso e legal? Entre em contato conosco e agende seu horário. Nossos profissionais são qualificados. Oferecemos atendimento personalizado, sempre com excelência e seriedade. Fale conosco.

Onde nos encontrar

Souto Costa Advogados Associados © 2020 Todos os direitos reservados. Configurações de Cookies. Política de Privacidade.