Ajuda Humanitária

AJUDA HUMANITÁRIA

Os Estados Unidos desenvolveram vários programas de imigração para cidadãos estrangeiros que enfrentam ameaças graves em seus países de origem e precisam de assistência humanitária. Seja por meio de um status de proteção temporária ou de um processo de green card, poucos países oferecem tantas possibilidades de segurança e um novo começo quanto os EUA.

Na Souto Costa Advogados, representamos nossos clientes em vários processos de imigração. Saiba mais sobre alguns dos programas humanitários oferecidos pelo governo dos EUA e entre em contato com nossa equipe se precisar de assistência jurídica. Nossa equipe de advogados experientes pode ajudar a iluminar o caminho para o seu futuro na América.

Asilo

Existem várias razões pelas quais uma pessoa pode reivindicar perseguição e buscar asilo nos Estados Unidos, incluindo discriminação religiosa, sexual, racial e política. Além disso, pessoas que escapam de zonas de guerra ou conflitos armados podem buscar refúgio na América.

O primeiro requisito para alguém que se candidate ao processo de asilo é estar fisicamente presente nos Estados Unidos. Não é possível apresentar uma petição de benefícios de asilo no país de origem ou residência do requerente, o que significa que a pessoa já deve ter conseguido entrar no país por meios legais ou ilegais.

Uma vez nos EUA, o candidato deve preencher um Formulário I-589 (Pedido de Asilo e Retenção de Deportação) no USCIS dentro de 12 meses após sua chegada ao país. Juntamente com este formulário, é obrigatório apresentar evidências substanciais de perseguições que representam uma ameaça física ou psicológica à vida do candidato, afirmando por que ele ou ela deve permanecer nos Estados Unidos como residente legal.

Se o USCIS aprovar o pedido inicial, o requerente recebe um Status de Proteção Temporária (TPS), que permite residência e trabalho no país enquanto o processo de asilo está sendo processado e avaliado por um tribunal de imigração dos EUA, que decidirá se o asilo será aprovado. Se a decisão for favorável ao candidato, ele ou ela pode receber o status de Residente Permanente Legal e obter um green card.

Vítimas de violência doméstica (VAWA):

A VAWA (Violence Against Women Act) é uma política criada para ajudar imigrantes que estão sofrendo abuso físico e psicológico em suas relações domésticas com cidadãos dos EUA ou Residentes Permanentes Legais (LPR) nos Estados Unidos. Embora o nome seja Lei da Violência Contra as Mulheres, a proteção da lei não se limita às mulheres imigrantes. ⠀⠀⠀

Para se qualificar para o VAWA, uma vítima deve fornecer evidências de que foi submetida à crueldade e está presente nos EUA há pelo menos 3 anos.

O primeiro passo é a autopetição usando o Formulário I-360, Petição para Amerasian, Viúva ou Imigrante Especial. Se o USCIS aprovar a autopetição, o candidato poderá preencher o Formulário I-485, Pedido de Registro de Residência Permanente ou Ajuste de Status. Se a petição for aprovada, ele ou ela receberá um green card.

DACA

DACA (Ação Diferida para Chegadas na Infância) é um programa de imigração que permite que alguns indivíduos com presença ilegal nos Estados Unidos depois de serem trazidos para o país como crianças recebam um período renovável de dois anos de ação diferida da deportação e se tornem elegíveis para um documento de autorização de emprego (permissão de trabalho).

Para se qualificar para o DACA, os candidatos devem ter presença ilegal nos Estados Unidos por um determinado período de tempo (de acordo com sua idade e tempo morando no país), completar o ensino médio ou educação equivalente e não ter sido condenado por crimes ou contravenções.

Defesa de Remoção

A defesa de remoção envolve representar e defender os imigrantes que enfrentam a deportação dos Estados Unidos. Para muitos imigrantes que enfrentam a remoção dos Estados Unidos, esse processo envolve comparecer perante um juiz de imigração no tribunal de imigração.

Para evitar a deportação ou remoção, você precisará apresentar uma variedade de argumentos e evidências que ajudaram a explicar por que um imigrante indocumentado ou ilegal deve permanecer nos Estados Unidos. Devido à complexidade do processo de defesa, é essencial contar com o aconselhamento jurídico de advogados com experiência e conhecimento sobre as leis de imigração dos EUA.

Saiba mais

Saiba mais e agende uma consulta inicial com nossos Advogados de Imigração licenciados no Brasil

Onde nos encontrar

Souto Costa Advogados Associados © 2023 Todos os direitos reservados. Configurações de Cookies. Política de Privacidade.