Existem várias razões pelas quais uma pessoa pode reivindicar perseguição e buscar asilo nos Estados Unidos, incluindo discriminação religiosa, sexual, racial e política. Além disso, pessoas que escapam de zonas de guerra ou conflitos armados podem buscar refúgio na América.
O primeiro requisito para alguém que se candidate ao processo de asilo é estar fisicamente presente nos Estados Unidos. Não é possível apresentar uma petição de benefícios de asilo no país de origem ou residência do requerente, o que significa que a pessoa já deve ter conseguido entrar no país por meios legais ou ilegais.
Uma vez nos EUA, o candidato deve preencher um Formulário I-589 (Pedido de Asilo e Retenção de Deportação) no USCIS dentro de 12 meses após sua chegada ao país. Juntamente com este formulário, é obrigatório apresentar evidências substanciais de perseguições que representam uma ameaça física ou psicológica à vida do candidato, afirmando por que ele ou ela deve permanecer nos Estados Unidos como residente legal.
Se o USCIS aprovar o pedido inicial, o requerente recebe um Status de Proteção Temporária (TPS), que permite residência e trabalho no país enquanto o processo de asilo está sendo processado e avaliado por um tribunal de imigração dos EUA, que decidirá se o asilo será aprovado. Se a decisão for favorável ao candidato, ele ou ela pode receber o status de Residente Permanente Legal e obter um green card.