Se qualificam para a categoria de imigração EB-2 aqueles que comprovar habilidade excepcional (carreira acima da média) ou tiverem um diploma avançado (ao menos um bacharelado) nas áreas das ciências, artes ou negócios.
Para mostrar evidências de habilidade excepcional, os candidatos ao EB-2 devem possuir um grau de experiência significativamente acima do normalmente encontrado no mercado de trabalho. Eles ainda têm que atender a pelo menos 3 dos 7 critérios abaixo, estabelecidos pelo USCIS e aos requisitos especificados por uma certificação trabalhista (se aplicável):
Dependendo da qualificação e área profissional, o USCIS pode considerar que a presença do candidato ao EB-2 nos Estados Unidos atende ao Interesse Nacional (NIW – National Interest Waiver) do país, o que significa que uma oferta de emprego e uma certificação de trabalho não são necessários. O EB-2 NIW visa atrair profissionais estrangeiros com alta qualificação que contribuirão em áreas onde há escassez de trabalhadores especializados nos EUA, como Saúde, Tecnologia, Educação, Engenharia, Aviação, Ciências, etc.
Já para se qualificarem para o EB-2 com base em um diploma avançado, os candidatos devem apresentar registros acadêmicos oficiais mostrando que possuem ao menos um diploma de bacharelado dos EUA (ou um diploma equivalente estrangeiro) e/ou pelo menos cinco anos de experiência progressiva pós-bacharelado em suas especialidades, que devem ser comprovadas com cartas de empregadores atuais ou antigos e outros tipos de documentação.