Avanços no Mercado Imobiliário

O mercado imobiliário tem um grande poder de interferir na economia do país, e na última década passou por diferentes fases.

A primeira fase foi conhecida como a Era de Ouro, ocorrida entre os anos de 2008 a 2013. Com um cenário político e consequentemente econômico mais favorável, tivemos um alto índice de venda de imóveis.

Contudo, após uma grande crise econômica no Brasil, as coisas mudaram. De 2014 ao final de 2018, passamos por um período de seca no setor imobiliário, e um grande enfraquecimento das imobiliárias e queda brusca quanto a esse tipo de investimento por parte das pessoas.

Felizmente, em 2019, o setor imobiliário ganhou uma nova roupagem, uma nova perspectiva, e uma esperança para todos nós.

Mas diante dessa recente mudança, será que ainda vale a pena investir no mercado imobiliário?

Nós acreditamos que sim, esse mercado setor ainda está apenas no começo do seu grande avanço que está por fim. Mas desde seu reinício, já temos bons dados. O próprio IBGE, ao realizar uma pesquisa do PIB (Produto Interno Bruto), trouxe como resultado uma aumento de 0,3 no ramo da construção civil, isso é bem animador para um mercado que em meados de 2018 estava passando por uma crise.

No último ano, o crescimento foi ainda maior, estudos apontam aumento de 2%, e especialistas ainda acreditam que aos poucos o percentual de mudanças será ainda maior.

O que tem impulsionado esse crescimento? Um dos fatores que contribuem para esse crescimento positivo no mercado imobiliário, é as facilitações que algumas instituições bancárias estão oferecendo.

Uma nova linha de crédito de financiamento tem atraído muitas pessoas para realizarem o sonho da casa própria, ou até mesmo construírem sua empresa.

Com as facilidades em concessão de financiamentos, consequentemente o número de construções estão aumentando, construtoras e incorporadoras estão desempenhando esse papel também com facilidades na hora de fechar negócio com o cliente.

Outro método que tem sido utilizado tanto pelas instituições bancárias como pelas construtoras, é um alto investimento no marketing digital.

Quanto mais marketing se faz, mais pessoas são alcançadas por essa publicidade, já que a falta de informação pode barrar possíveis interessados.

Atualmente toda a fase inicial, até mesmo da visita do empreendimento, ou até mesmo do próprio imóvel finalizado, podem ser feitos de maneira online.

É uma experiência que representa um grande avanço quando comparado ao setor imobiliário existem há dez anos. Jamais imaginaríamos que estaríamos frente a esse cenário.

E para você que ainda fica na dúvida se vale a pena investir suas economias nesse mercado, vamos te trazer agora alguns dados de especialistas na área frente ao momento presente de pandemia, se isso pode cair a expectativa que estava sendo criado no final de 2019 para esse ano.

Apesar de todos esses percalços que influencia de certa forma a economia, a posição dos especialistas ainda se mantém de forma otimista. Isso porque foi realizada uma pesquisa, onde se verificou que 60% dos profissionais acreditam que a pandemia não irá interferir de forma negativa no setor, isso porque estão sendo praticados preços ainda melhores.

Além desses dados, apenas nos meses de janeiro e fevereiro, em grandes Estados do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, foi possível perceber aumento de quase 10% na venda de imóveis.

O mercado imobiliário continua sendo uma das maiores apostas para bom desenvolvimento da economia do país.

Não podemos nos esquecer também, dos impactos econômicos quanto a geração de emprego significativo com carteira assinada.

E claro, que como consequência isso acaba impactando outros setores também, ajudando a economia como um todo.

Para te ajudar nessa decisão, conheça agora algumas dicas e cuidados a serem tomados ao fazer um investimento como esse:

  • Planejamento: o primeiro cuidado é realizar um planejamento financeiro. E mesmo que você opte por um financiamento, precisa limitar o quanto você pretende gastar nesse empreendimento. Assim, você consegue ter mais segurança de que irá honrar com suas obrigações.
  • Que imóvel você deseja: existem inúmeros padrões de imóveis disponíveis no mercado. Defina muito bem o que você está a procura, para de fato comprar aquilo que se adequa as suas necessidades.
  • Localidade do imóvel: esse é um aspecto importante. Verifique os serviços que você consegue de fácil acesso ao imóvel que pretende comprar, bem como as chances de valorização desse patrimônio.
  • Forma de pagamento: é necessário verificar a forma de pagamento que lhe seja mais vantajosa, atrelada aos possíveis juros que você pode se submeter. Bastante cautela e cuidado com esse ponto, para não correr o risco de pagar por dois, enquanto está levando um.
  • Pesquisa do imóvel: aqui você irá se informar quanto ao dono ou a construtora, informações sobre a construção e demais aspectos do imóvel. Se informe se a empresa já possui processos judiciais contra si, e possíveis outros clientes com reclamações. Caso a obra ainda esteja a iniciar, faça um acompanhamento, fique atento aos prazos.
  • Veracidade do que foi prometido: verifique se de fato está sendo realizado tudo o que foi ofertado.
  • Consulte um profissional: esse é um dos cuidados mais necessários nesse momento. Não saia assinando contratos que possam te gerar um grande problema no futuro. Peça a um advogado que avalie a documentação pertinente ao caso, e peça que ele esclareça o contrato, de maneira a te informar se aquele investimento vale a pena para você.

Essas foram algumas dicas que com certeza servirão como base para você na hora de adquirir um imóvel, ou até mesmo alugar, o cuidado se estende não só na compra mas também na locação.

Devemos sempre ficar em alerta, e aproveitar o crescimento do mercado imobiliário de uma maneira segura, tirando proveito da melhor maneira possível. Esse ramo de investimento tem sempre um potente crescimento.

Caso tenha dúvidas sobre um contrato imobiliário, realize uma consultoria jurídica para que possamos te ajudar. Prevenção é sempre a melhor escolha. Fale conosco.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Onde nos encontrar

Souto Costa Advogados Associados © 2020 Todos os direitos reservados. Configurações de Cookies. Política de Privacidade.