Como blindar o patrimônio através de uma holding?

A constituição de uma holding patrimonial é uma das formas mais eficazes de proteger o patrimônio e reduzir custos tributários com impostos como ITCD, ITBI, PIS, COFINS, IR e CSLL. A holding se configura através da criação de uma empresa detentora de bens, que passam da pessoa física para jurídica, integralizando todo o patrimônio destinado às partes societárias do empreendimento.

Ainda existe benefício para quem aufere renda com aluguel de imóveis, por exemplo, ou com a compra e venda de imóveis. A renda de locação é tributada em até 27,5% pelo Imposto de Renda para pessoa física, mas a alíquota para pessoa jurídica fica em torno de 11% (PIS, Cofins, IRPJ e CSLL) para quem opta pelo lucro presumido.

Quanto ao lucro com a venda de um imóvel, que no caso de pessoa física é tributado pelo Imposto de Renda em 15% sobre o ganho de capital, para a holding patrimonial incide em apenas 6,75% sobre o valor total da venda.

Constituir uma holding patrimonial permite à família planejar a sucessão e evitar conflitos entre os futuros herdeiros, estabelecendo qual a quantidade de cotas da empresa cada um terá direito. O planejamento também permite fracionar o pagamento do ITCMD, o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação.

𝐐𝐮𝐞𝐫 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐫 𝐮𝐦𝐚 𝐩𝐞𝐫𝐠𝐮𝐧𝐭𝐚?  Deixe um comentário para nosso time de especialistas ou fale através do Whatsapp (71) 98603-1838, ou no telefone (71) 3351-1839. Será um prazer orientá-lo! 

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Onde nos encontrar

Souto Costa Advogados Associados © 2020 Todos os direitos reservados. Configurações de Cookies. Política de Privacidade.