Como blindar o patrimônio através de uma holding?

A constituição de uma holding patrimonial é uma das formas mais eficazes de proteger o patrimônio e reduzir custos tributários com impostos como ITCD, ITBI, PIS, COFINS, IR e CSLL. A holding se configura através da criação de uma empresa detentora de bens, que passam da pessoa física para jurídica, integralizando todo o patrimônio destinado às partes societárias do empreendimento.

Ainda existe benefício para quem aufere renda com aluguel de imóveis, por exemplo, ou com a compra e venda de imóveis. A renda de locação é tributada em até 27,5% pelo Imposto de Renda para pessoa física, mas a alíquota para pessoa jurídica fica em torno de 11% (PIS, Cofins, IRPJ e CSLL) para quem opta pelo lucro presumido.

Quanto ao lucro com a venda de um imóvel, que no caso de pessoa física é tributado pelo Imposto de Renda em 15% sobre o ganho de capital, para a holding patrimonial incide em apenas 6,75% sobre o valor total da venda.

Constituir uma holding patrimonial permite à família planejar a sucessão e evitar conflitos entre os futuros herdeiros, estabelecendo qual a quantidade de cotas da empresa cada um terá direito. O planejamento também permite fracionar o pagamento do ITCMD, o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação.

𝐐𝐮𝐞𝐫 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐫 𝐮𝐦𝐚 𝐩𝐞𝐫𝐠𝐮𝐧𝐭𝐚?  Deixe um comentário para nosso time de especialistas ou fale através do Whatsapp (71) 98603-1838, ou no telefone (71) 3351-1839. Será um prazer orientá-lo! 

Onde nos encontrar

Souto Costa Advogados Associados © 2020 Todos os direitos reservados. Configurações de Cookies. Política de Privacidade.