Como funciona a atuação da imobiliária na locação de imóveis?

Encontrar o imóvel ideal para alugar pode não ser uma tarefa fácil. Visitas a diversos imóveis, busca de informações que podem não ser prontamente prestadas, incompatibilidade com os imóveis apresentados e informação insuficiente sobre o imóvel e a vizinhança são comuns durante essa empreitada. O desgaste na procura do imóvel ideal é comum. São milhares de imóveis disponíveis para locação, mas como encontrar aquele que eu tanto procuro?

A tarefa do proprietário do imóvel também não é fácil. Alugar um imóvel exige tempo, disposição e pesquisa. E não para por aí. Depois de selecionar o locador ideal, inicia-se um longo caminho que se inicia com a elaboração do contrato de locação, que garanta seus direitos e deveres e que esteja de acordo com a legislação vigente, além de estar disponível 24 horas por dia para atender os problemas que possam surgir ao longo da locação.

A intermediação por uma imobiliária pode tornar a locação de um imóvel mais cômoda, segura e de acordo com as necessidades de ambas as partes. Com um serviço e profissionais especializados é possível conhecer, identificar e solucionar as necessidades mais comuns dos locadores e proprietários de imóveis. Além disso, contar com advogados especializados para a elaboração de um bom contrato de locação proporciona a segurança jurídica necessária durante todo o período da locação.

E então, qual é o papel da imobiliária?

A atuação da imobiliária inicia-se com a divulgação do imóvel. Através de sites, aplicativos, redes sociais, parcerias, placas de sinalização e consultores, é possível potencializar, e muito, o alcance na divulgação da disponibilidade do imóvel. Por meio dos consultores especializados, é possível personalizar o serviço identificando as pessoas que possuem interesse em imóveis de determinada localidade, características, preços e preferências, diminuindo o tempo da procura e da espera da locação.

O atendimento personalizado também é um grande diferencial. Com equipes disponíveis especialmente para tirar dúvidas, prestar consultorias, realizar visitas, solucionar conflitos, e outras tantas funções, além de contar com uma extensa lista de imóveis nas mais diversas localidades, é possível em pouco tempo encontrar o imóvel que você tanto procura e garantir consultoria durante toda a locação.

Superada essas etapas iniciais, é realizada a pesquisa e análise do cadastro dos interessados por meio de conferência, checagem, análise de crédito e autenticidade de documentos. Essa etapa é essencial e contar com uma estrutura especializada na avaliação da legalidade dos documentos apresentados e na eliminação de riscos permite segurança na elaboração do contrato de locação e evita problemas futuros.

Outro instrumento desprezado nas locações diretas com proprietários, mas muito importante na locação de imóveis é a vistoria. A vistoria é um relatório que descreve o real estado do imóvel, atestando suas condições, estrutura e o estado dos itens inclusos na locação a fim de evitar mal-entendidos posteriores e garantir a devida reparação dos desgastes no momento da devolução.

Realizada a locação, a imobiliária cuidará de todo o controle financeiro, realizando a cobrança, recebimento e repasse dos valores dos aluguéis, além de providenciar as atualizações e reajustes necessários, evitando o inadimplemento de ambas as partes.

Todas essas etapas serão acompanhadas por uma equipe especializada de advogados imobiliários que garantirão a segurança jurídica e a consultoria necessária para evitar qualquer dúvida, não apenas na elaboração do contrato, mas durante todo o período da locação. A assistência jurídica é imprescindível para a elaboração do contrato de locação, instrumento que formaliza a negociação entre locador e locatário, garantindo a observância da legislação cabível e os direitos e deveres de ambas partes.

A importância do contrato de locação e a assistência jurídica:

Elaborar um contrato de locação não é fácil. É comum encontrarmos pessoas que presenciaram ou, pior, foram partes em contratos de locação copiados da internet, sem as formalizações, exigências e auxílio profissional devido. As consequências dessa negligência podem ser gravíssimas e comprometer a garantia da locação, dos valores a serem recebidos, e até mesmo possibilitar indenizações vultuosas.

Dentre todas as etapas da locação imobiliária, a elaboração do contrato de locação é uma das mais importantes. A legislação brasileira prevê a Lei de Locações ou Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91) que regulamenta todas as normas pertinentes a locação imobiliária permitindo a proteção dos indivíduos contra cláusulas abusivas, garante os direitos do proprietário do imóvel, o interesse do inquilino e fiador e as penalidades devidas em hipótese de não observância das cláusulas do contrato.

A figura do profissional especializado em Direito Imobiliário nesse momento é crucial para garantir a segurança jurídica para ambas as partes. O advogado imobiliário garantirá que a legislação pertinente seja respeitada, irá ofertar as melhores condições de uso e garantias ao inquilino e ao proprietário do imóvel, antecipar problemas futuros, garantido a tranquilidade necessária para ambas as partes.

Além da elaboração, o auxílio e a assistência constante desse profissional durante o período da locação são importantes para atender a dúvidas, solucionar conflitos e apontar a melhor saída para qualquer problema que possa surgir. Revisões, ajustes e atualizações do contrato e o advento de novas legislações também exigem a assistência desses profissionais especializados que sempre estarão disponíveis para atender a suas demandas.

Como podemos notar, a atuação da imobiliária revela-se importante não apenas nos períodos iniciais da locação para encontrar o imóvel e locatário ideal, mas durante todo o seu desenrolar, tanto no controle financeiro, atualização contratual e assistência jurídica. A contratação de uma consultoria jurídica especializada de confiança garantirá inúmeras vantagens na sua locação imobiliária.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Onde nos encontrar

Souto Costa Advogados Associados © 2020 Todos os direitos reservados. Configurações de Cookies. Política de Privacidade.