Como realizar compras pela internet de forma segura

Não é de hoje que a internet tem sido um meio de compra cada vez mais utilizado pelos brasileiros. Com a facilidade da compra online, essa tem sido a opção de muitas. Comprar online não é mais sinônimo de comprar as cegas, isso porque, os donos de e-commerce tem cada vez mais aprimorado a descrição dos produtos que vendem, detalhando funcionamento, forma de uso, tamanho, cor, entre outras especificações a depender do produto.

Com a pandemia que nos sobreveio, houve ainda mais aumento de compras realizadas pela internet. Sem poder ir às lojas, e com horários de funcionamento reduzidos, muitos preferem não se arriscar e comprar online, até porque, é possível até mesmo realizar a troca do produto se ele não der certo.

Contudo, aumento de compras online também significa um consequente aumento de número de reclamações por compras feitas pela internet. As reclamações dos usuários são dos mais variados tipos: propaganda enganosa, má qualidade, falsificação, entre outras diversas reclamações. Há casos em que o produto chega com atraso na entrega por culpa da loja, ou ainda, casos em que o produto jamais chegou, configurando um verdadeiro golpe virtual.

São vistos diariamente os mais variados tipos de problemas, que ocasionam em boletins de ocorrência, reclamações junto ao Procon, e até mesmo em ações judiciais.

Para que você possa se proteger e realizar suas compras pela internet de forma segura, preparamos algumas dicas para te ajudar nesse momento e evitar dores de cabeça.

Confira agora algumas dicas para estar seguro comprando pela internet. Havendo dúvidas é só entrar em contato conosco.

  • Certifique-se de que o site é seguro: a primeira dica quando você pensa em adquirir algo pela internet, é verificar a veracidade daquele site, pesquisando se ele é confiável. Pergunte a pessoas próximas se elas já conhecem o site e se já adquiriram algo com a loja. Verifique ainda se o site possui um cadeado na barra de endereço do seu navegador. Contendo o cadeado fechado na cor verde, representa que o site é seguro para navegação.
  • Verifique as formas de contato com a loja: essa dica é valiosa. Em todos os sites que são seguros aos usuários, sempre haverá em determinado local da página, um lugar disponibilizando quais são os canais de atendimento ao cliente. Quanto mais acessível a empresa for para atender seus clientes, maior confiança você terá. Verifique também se há o CNPJ e consulte-o para saber se está ativo e qual o endereço da empresa. Ter essas informações trará segurança na compra.
  • Reputação do site: essa dica também vale ouro. Você pode conferir a reputação da loja através da plataforma do Reclame Aqui. Lá é possível consultar e ver os comentários de outros usuários, quais tipos de reclamações fazem da loja, bem como se houve a resolução do problema.
  • Não informe a senha do seu cartão de crédito: nenhuma loja séria irá pedir a senha do seu cartão de crédito. No momento de se realizar a compra online, o único pedido será fornecer aqueles números que ficam atrás do seu cartão de crédito. A senha do cartão que você utiliza para compras físicas jamais deve ser fornecida. Se houver esse pedido na hora do preenchimento, em hipótese alguma faça.
  • Tenha um antivírus instalado: é importante ter um antivírus instalado e atualizado em seu computador. Em caso de ameaças e riscos na hora da navegação, o antivírus será uma boa ferramenta de alerta quanto a esses riscos. Fique atento.
  • Não utilize qualquer computador: jamais se utilize de computadores públicos na hora de realizar a sua compra online, você não sabe o que aquela máquina pode coletar de informações suas.
  • Esteja atento se houver preços muito abaixo dos praticados no mercado: essa é uma grande característica que deve ser analisada pelo consumidor ao realizar uma compra online. Se os preços estiverem absurdamente abaixo do praticado no mercado, provavelmente aquele produto é falsificado, ou ele nunca chegará a sua casa.
  • Registre os passos de sua compra: é importante que você ou imprima ou tire prints do passo a passo da compra, do número do pedido, dos e-mails de confirmação da compra, entre outras informações que ficarem registradas e sejam enviadas para você. Em caso de futuros problemas, ter essas informações ajudará na reparação dos danos que você sofrer.

Essas foram algumas dicas de cuidados que você deve ter ao realizar suas compras online. Um ponto de atenção que queremos te lembrar, é quando a compra não é feita direcionada por site, mas por aplicativos como WhatsApp e Instagram, onde as lojas acabam fazendo toda a comunicação por esses aplicativos, e o pagamento é feito por transferência, depósito, ou até mesmo links de pagamentos online.

Se esse for o seu caso, guarde todos os comprovantes da transação, e as conversas com a loja. Cabe lembrar que todas as dicas ali descritas ainda servem para esse tipo de compra. Lembre-se de verificar comentários nas publicações de outros usuários. Há diversas lojas que podemos ver alertas de outras pessoas como: “não comprem”, “comprei e não chegou”, “minha compra está em atraso e não atendem em nenhum telefone de contato”. Com a informalidade das negociações, problemas como esse têm sido cada vez mais comuns, esteja atento.

Precisa de ajuda? Comprou pela internet e foi lesado? Se você se identifica com um desses tipos de problemas relacionados a uma compra feita pela internet, saiba que você tem direito a reparação material e moral desse dano. Procure e se informe sobre os seus direitos enquanto consumidor. Fale conosco através de nossos canais de atendimento.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Onde nos encontrar

Souto Costa Advogados Associados © 2020 Todos os direitos reservados. Configurações de Cookies. Política de Privacidade.