Cuidados ao realizar empréstimos junto às instituições financeiras?

Antes de realizar empréstimos junto à bancos ou outras instituições que oferecem crédito, é importante que você se atente a alguns detalhes.

Por isso, no decorrer do artigo, lhe daremos algumas dicas a respeito de como você pode se livrar de vários problemas que podem decorrer do ato de contrair um empréstimo de forma a não se atentar para todos os detalhes.

1)        Analise as suas necessidades: o que fará com o dinheiro emprestado?

Primeiramente, é necessário que você pense no que vai fazer com o dinheiro que conseguir junto à instituição financeira.

Isso porque usar o crédito de forma não muito responsável pode gerar um grande risco de endividamento, que possui várias consequências.

 As consequências vão desde a inscrição do seu nome nos cadastros de empresas de proteção ao crédito (SERASA e SPC, por exemplo), a tomada dos bens dados em garantia na operação e até mesmo uma eventual ação de cobrança do banco em face do devedor em caso de inadimplência.

Por esse motivo, o uso do crédito de forma consciente evitará inúmeras dores de cabeça desnecessárias para você.

Se o ideal pensado por você é abrir um negócio, por exemplo, estude profundamente o seu plano de negócios e veja se será viável tomar o empréstimo, levando em consideração o seu faturamento e o pagamento das custas relativas ao empréstimo tomado junto à instituição financeira.

2)        Compare as condições entre as instituições financeiras

Aqui, a ideia é que você contrate a instituição financeira que lhe vender este produto (o empréstimo) com a melhor condição de pagamento, aquela condição que na pior das hipóteses você conseguirá pagar.

É importante se atentar à diversos fatores para decidir as melhores condições. Entre eles, há o prazo para pagamento do empréstimo, o custo efetivo total (CEF) da operação, os juros envolvidos, entre outros.

 Nesse sentido, vale muito a pena pesquisar bastante antes de contrair o empréstimo, para que você consiga fazer negócios sempre com a instituição financeira que lhe oferecer as melhores condições de acordo com a sua realidade.

3)        Sempre se atente ao Custo Efetivo Total (CEF) da operação

Observar ao Custo Efetivo Total da operação de crédito antes de fazer a contratação faz toda a diferença para o consumidor.

Isso porque o Custo Efetivo Total contém os impostos que serão pagos por você por conta da contratação da operação de crédito, os juros cobrados pela instituição financeira e demais taxas em decorrência da concessão de crédito.

Por conta disso, observe atentamente à esses custos na hora que fizer a simulação junto a instituição financeira, uma vez que os simuladores encontrados na internet podem não levar em consideração todo esse aspecto e sim tão somente os juros cobrados pela instituição financeira, o que pode gerar uma falsa sensação de que aquele banco é o mais em conta.

4)        Compare as taxas de juros entre uma e outra instituição, até encontrar a mais vantajosa

A comparação das taxas de juros deve ser feita principalmente junto a comparação do custo efetivo total.

Explicamos: como dissemos anteriormente, o Custo Efetivo Total contém os impostos que serão pagos por você por conta da contratação da operação de crédito, os juros cobrados pela instituição financeira e demais taxas em decorrência da concessão de crédito.

As taxas de juros, portanto, são apenas uma fração do que compõe o Custo Efetivo Total da operação. Desta forma, as taxas de juros são importantes para diminuir o custo a que nos referimos, uma vez que se trata de importante parcela dentro do Custo Efetivo Total.

Por este motivo, procure sempre se atentar também as taxas de juros e observar como elas encarecem o crédito a partir do momento em que o prazo ou o risco da operação são aumentados.

5)        Veja se a instituição financeira é habilitada para a concessão de empréstimos

Aqui, a ideia é que você se livre de golpes que são aplicados por criminosos que abrem empresas de fachada.

Essas pessoas se aproveitam da necessidade e muitas vezes até mesmo do desespero daqueles que estão atrás de soluções de crédito para aplicar golpes.

A pior parte é que geralmente essas pessoas mal intencionadas tentam passar uma ideia de seriedade, inclusive com algum dos comparsas sendo muito bem treinado em relação a técnicas de atendimento ao cliente, quando falamos em golpes aplicados por telefone, por exemplo.

Para evitar cair vítima desse crime, é necessário que você se informe a respeito da reputação da empresa, com pesquisas tanto em sites como o Reclame Aqui quanto a sua regulação em órgãos como o Banco Central, por exemplo.

Desta forma, mesmo que você contraia um empréstimo com um banco menor e menos conhecido ou outra suposta instituição financeira, você fará o reconhecimento de sua idoneidade por meio dos bancos de dados dos mais variados sites.

Uma coisa boa oriunda desta pesquisa mais completa é saber a experiência de outros consumidores em situações parecidas com a sua, de forma que você saberá de que maneira aquela instituição financeira resolve qualquer controvérsia parecida com a que você tem ou a que pode vir a ter junto a ela.

Dicas importantes:

•          O planejamento financeiro para pagamento das parcelas é o ideal antes de contrair o empréstimo. Isso porque se planejando antes você saberá o que fazer caso ocorra algum imprevisto como a perda de uma fonte de renda ou do seu emprego, por exemplo.

•          Atente-se aos prazos para pagamento do empréstimo, uma vez que quanto maior o prazo escolhido, mais caro o crédito consequentemente ficará

•          Pesquise em várias instituições financeiras e converse com amigos/parentes para verificar se algum deles já teve uma experiência na instituição financeira que você pretende contratar. A experiência prévia e a recomendação (ou não) da empresa podem lhe dar excelentes bases para efetuar ou não o negócio.

•          Sempre procure saber se a empresa existe por meio de pesquisas na internet e lembre-se de que a grande maioria – senão todas as empresas – não pedem depósitos antecipados como taxas de análise do seu crédito.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Onde nos encontrar

Souto Costa Advogados Associados © 2020 Todos os direitos reservados. Configurações de Cookies. Política de Privacidade.