Cuidados ao realizar empréstimos junto às instituições financeiras?

Antes de realizar empréstimos junto à bancos ou outras instituições que oferecem crédito, é importante que você se atente a alguns detalhes.

Por isso, no decorrer do artigo, lhe daremos algumas dicas a respeito de como você pode se livrar de vários problemas que podem decorrer do ato de contrair um empréstimo de forma a não se atentar para todos os detalhes.

1)        Analise as suas necessidades: o que fará com o dinheiro emprestado?

Primeiramente, é necessário que você pense no que vai fazer com o dinheiro que conseguir junto à instituição financeira.

Isso porque usar o crédito de forma não muito responsável pode gerar um grande risco de endividamento, que possui várias consequências.

 As consequências vão desde a inscrição do seu nome nos cadastros de empresas de proteção ao crédito (SERASA e SPC, por exemplo), a tomada dos bens dados em garantia na operação e até mesmo uma eventual ação de cobrança do banco em face do devedor em caso de inadimplência.

Por esse motivo, o uso do crédito de forma consciente evitará inúmeras dores de cabeça desnecessárias para você.

Se o ideal pensado por você é abrir um negócio, por exemplo, estude profundamente o seu plano de negócios e veja se será viável tomar o empréstimo, levando em consideração o seu faturamento e o pagamento das custas relativas ao empréstimo tomado junto à instituição financeira.

2)        Compare as condições entre as instituições financeiras

Aqui, a ideia é que você contrate a instituição financeira que lhe vender este produto (o empréstimo) com a melhor condição de pagamento, aquela condição que na pior das hipóteses você conseguirá pagar.

É importante se atentar à diversos fatores para decidir as melhores condições. Entre eles, há o prazo para pagamento do empréstimo, o custo efetivo total (CEF) da operação, os juros envolvidos, entre outros.

 Nesse sentido, vale muito a pena pesquisar bastante antes de contrair o empréstimo, para que você consiga fazer negócios sempre com a instituição financeira que lhe oferecer as melhores condições de acordo com a sua realidade.

3)        Sempre se atente ao Custo Efetivo Total (CEF) da operação

Observar ao Custo Efetivo Total da operação de crédito antes de fazer a contratação faz toda a diferença para o consumidor.

Isso porque o Custo Efetivo Total contém os impostos que serão pagos por você por conta da contratação da operação de crédito, os juros cobrados pela instituição financeira e demais taxas em decorrência da concessão de crédito.

Por conta disso, observe atentamente à esses custos na hora que fizer a simulação junto a instituição financeira, uma vez que os simuladores encontrados na internet podem não levar em consideração todo esse aspecto e sim tão somente os juros cobrados pela instituição financeira, o que pode gerar uma falsa sensação de que aquele banco é o mais em conta.

4)        Compare as taxas de juros entre uma e outra instituição, até encontrar a mais vantajosa

A comparação das taxas de juros deve ser feita principalmente junto a comparação do custo efetivo total.

Explicamos: como dissemos anteriormente, o Custo Efetivo Total contém os impostos que serão pagos por você por conta da contratação da operação de crédito, os juros cobrados pela instituição financeira e demais taxas em decorrência da concessão de crédito.

As taxas de juros, portanto, são apenas uma fração do que compõe o Custo Efetivo Total da operação. Desta forma, as taxas de juros são importantes para diminuir o custo a que nos referimos, uma vez que se trata de importante parcela dentro do Custo Efetivo Total.

Por este motivo, procure sempre se atentar também as taxas de juros e observar como elas encarecem o crédito a partir do momento em que o prazo ou o risco da operação são aumentados.

5)        Veja se a instituição financeira é habilitada para a concessão de empréstimos

Aqui, a ideia é que você se livre de golpes que são aplicados por criminosos que abrem empresas de fachada.

Essas pessoas se aproveitam da necessidade e muitas vezes até mesmo do desespero daqueles que estão atrás de soluções de crédito para aplicar golpes.

A pior parte é que geralmente essas pessoas mal intencionadas tentam passar uma ideia de seriedade, inclusive com algum dos comparsas sendo muito bem treinado em relação a técnicas de atendimento ao cliente, quando falamos em golpes aplicados por telefone, por exemplo.

Para evitar cair vítima desse crime, é necessário que você se informe a respeito da reputação da empresa, com pesquisas tanto em sites como o Reclame Aqui quanto a sua regulação em órgãos como o Banco Central, por exemplo.

Desta forma, mesmo que você contraia um empréstimo com um banco menor e menos conhecido ou outra suposta instituição financeira, você fará o reconhecimento de sua idoneidade por meio dos bancos de dados dos mais variados sites.

Uma coisa boa oriunda desta pesquisa mais completa é saber a experiência de outros consumidores em situações parecidas com a sua, de forma que você saberá de que maneira aquela instituição financeira resolve qualquer controvérsia parecida com a que você tem ou a que pode vir a ter junto a ela.

Dicas importantes:

•          O planejamento financeiro para pagamento das parcelas é o ideal antes de contrair o empréstimo. Isso porque se planejando antes você saberá o que fazer caso ocorra algum imprevisto como a perda de uma fonte de renda ou do seu emprego, por exemplo.

•          Atente-se aos prazos para pagamento do empréstimo, uma vez que quanto maior o prazo escolhido, mais caro o crédito consequentemente ficará

•          Pesquise em várias instituições financeiras e converse com amigos/parentes para verificar se algum deles já teve uma experiência na instituição financeira que você pretende contratar. A experiência prévia e a recomendação (ou não) da empresa podem lhe dar excelentes bases para efetuar ou não o negócio.

•          Sempre procure saber se a empresa existe por meio de pesquisas na internet e lembre-se de que a grande maioria – senão todas as empresas – não pedem depósitos antecipados como taxas de análise do seu crédito.

Onde nos encontrar

Souto Costa Advogados Associados © 2020 Todos os direitos reservados. Configurações de Cookies. Política de Privacidade.