Em quais situações o contratante pode desistir de adquirir o bem?

O direito ao arrependimento decorre da legislação consumerista de modo que caso um financiamento seja feito fora do estabelecimento comercial da instituição financeira é dado ao consumidor o direito de desistir dentro do prazo de sete dias. 

Muitas vezes, os consumidores devolvem o bem em razão de problemas financeiros que surgiram depois da data da compra o que acaba impossibilitando o cumprimento das obrigações e, para evitar qualquer medida judicial por parte do banco, como uma ação de busca e apreensão, acabam optando por devolver o bem que foi adquirido.

Outro motivo que leva à devolução do bem é a existência de defeitos ocultos no veículo que, com o passar do tempo e regular utilização acabam sendo descobertos, o que pode sim levar à rescisão do contrato de financiamento, a depender de cada situação. 

Devolução de bem pelo consumidor

Na hipótese do consumidor entregar o bem de forma amigável, algumas vezes, observa-se que o consumidor já está com o nome “sujo na praça”, justamente por não ter conseguido pagar algumas prestações, antes da entrega definitiva do bem. Se a devolução for realizada de forma amigável, o banco tem a obrigação de levar o veículo a leilão para que seja obtido um valor que servirá para pagar o débito do devedor.

Caso contrário, o consumidor ainda permanece obrigado a efetuar o pagamento da diferença encontrada, o que pode fazer com que o devedor permaneça com o nome inscrito junto aos órgãos de proteção ao crédito (SCPC, SERASA).

Antes de tudo, uma saída para o consumidor é ajuizar uma Ação Revisional, pois não há nenhum obstáculo que o impeça solicitá-la mesmo depois do contrato quitado. Com isso, o consumidor pode vir a ser restituído de valores abusivos inseridos em seu contrato pela instituição financeira ao final do processo.

𝐐𝐮𝐞𝐫 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐫 𝐮𝐦𝐚 𝐩𝐞𝐫𝐠𝐮𝐧𝐭𝐚?  Deixe um comentário para nosso time de especialistas ou fale através do Whatsapp (71) 98603-1838, ou no telefone (71) 3351-1839. Será um prazer orientá-lo!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Onde nos encontrar

Souto Costa Advogados Associados © 2020 Todos os direitos reservados. Configurações de Cookies. Política de Privacidade.