EMPRESÁRIO: SAIBA COMO PROTEGER SUA EMPRESA DURANTE A PANDEMIA

O novo coronavírus, o conhecido COVID-19, tem causado grandes impactos para muitas empresas. Nos últimos dias, as medidas de prevenção foram mais bruscas, e ocasionaram em uma quarentena.
A circulação do vírus não gera apenas uma preocupação com a saúde de toda a sociedade, mas também, uma instabilidade e incerteza no mundo dos negócios. Seja o pequeno, médio ou o grande empresário, todos são afetados pela mudança no sistema econômico do país.
Diante dessas circunstâncias, o empresário precisa adotar algumas medidas para tornar os efeitos da quarentena menos prejudiciais, não somente a ele, mas também aos seus empregados e demais subordinados.
Para isso é importante uma adaptação ao momento presente, na busca por amenizar as possíveis consequências, sempre adotando posturas adequadas e fazer com que esse tempo atual seja o menos traumático possível.
Vamos apresentar agora algumas medidas práticas, seja para você pequeno empresário, médio empresário, ou dono de uma grande empresa. Seja em qual for o seu ramo, certamente alguma dessas orientações vão servir para o seu seguimento de atuação.

  • Consciência: pode parecer estranho, mas consciência é a primeira coisa que você como empresário precisa ter. E você pode se perguntar: que consciência? É extremamente importante que você tenha consciência do momento presente, da proporção do problema, para que assim, possa tomar as melhores medidas para a sua empresa e para os seus subordinados.

Mas essa consciência deve vir acompanhada de calma e confiança, isso porque certamente você terá que tomar algumas decisões rápidas, algumas decisões que com certeza não esperava ter que tomar em curto espaço de tempo. Às vezes não terá tempo de fazer um grande planejamento ou reuniões, você terá que agir rápido; mas, com consciência do problema, certamente tomará as melhores medidas de prevenção.

  • Aderir ao trabalho remoto: a segunda medida de prevenção visando também a proteção dos seus subordinados, para evitar a contaminação e propagação do vírus, é colocar em prática o trabalho remoto, o conhecido home office.

Essa medida pode parecer complicada para alguns empresários que não adotavam esse sistema de trabalho anteriormente, mas, pode ser uma oportunidade para começar a se utilizar dos mecanismos da informatização e tecnologias ao seu favor.

O trabalho remoto tem por função fazer com que o empresário não precise parar com todas as atividades da empresa, e também é uma forma de redução de custos. Mas, cabe lembrar, que trabalho remoto não é sinônimo de facilidade, isso porque os empregados devem ter o mesmo comprometimento com suas responsabilidades.

Para isso é necessário que o empresário oriente todos os departamentos, fazendo um controle diário e semanal da produtividade de cada um. Gerenciar tudo isso é um dos segredos que te fará sentir em menos intensidade os impactos da quarentena.

  • Planejamento de receita: esse ponto é um dos fundamentais para o seu negócio. Isso porque mesmo tomando a medida anterior para que suas atividades não sejam totalmente suspensas, a mudança vai gerar um faturamento muito menor que o costumeiro.

Em outras palavras, o retorno financeiro de sua empresa será menor. E não será apenas por um mês, ou dois; isso pode se entender por cinco, seis meses, ou até por maior tempo, a depender da proporção de propagação da doença. Planejar sua receita será fundamental para visualizar seus gastos durante a quarentena, e uma estimativa de quanto precisa produzir para manter seu negócio ativo.

  • Investimento em publicidade por meio de mídias digitais: a maior parcela da sociedade está ficando em suas casas. Com as limitações impostas e fechamento do comércio em várias cidades do país, o que mais as pessoas tem consumido é a internet. Seja em redes sociais, seja em veículos de informação, estão o tempo todo conectadas.

Observando essa realidade, é necessário que você como empresário crie maneiras de ser visto, de ser notado. E as mídias digitais podem te ajudar e muito nesse momento. É a maneira mais eficaz de oferecer seu serviço e alcançar o maior número de pessoas; seus possíveis clientes.

  • Facilitar as formas de pagamento: sem dúvida alguma, em um momento delicado como esse, exigir muita burocracia do cliente não te trará muito êxito no alcance de suas metas. Uma alternativa é criar benefícios a esses clientes e ampliar as formas de pagamento que você exigia até então.

Ofereça não só o pagamento à vista, mas também por meio de boleto, ou ainda o pagamento parcelado por meio de cartão de crédito. Verifique a viabilidade de cobrança da menor taxa de juros possível nos casos de parcelamento, mesmo que isso faça com que você tenha um lucro menor.

Lembre-se que nos seus negócios, você deve se ater não comente aos seus ganhos, mas também manter os seus clientes atuais e atrair novos possíveis clientes.

  • Criar benefícios para fidelizar clientes: como notamos, esse é o momento de facilitações naquilo que estiver ao seu alcance como gestor do seu negócio. Para isso, você pode adotar algumas estratégias para que as pessoas se interessem pelo seu trabalho. Faça um estudo daquilo que a situação econômica da empresa suporta, e promova benefícios aos seus clientes (descontos, planos e pacotes de serviços, entrega gratuita, atendimento personalizado, entre outros).

Esses foram alguns pontos com um viés mais prático de medidas apropriadas a esse momento presente.
O mercado empresário necessita de profissionais que saibam gerenciar sua empresa de maneira eficaz, com uma visão clara em seus objetivos. A quarentena não impede que se crie metas e planejamentos a longo prazo.
Se forem colocadas em práticas essas medidas de prevenção, temos certeza que será menos traumático para os seus subordinados e para os seus negócios.
Importante dizer ainda, que o bom empresário deve se manter otimista e confiante de que logo essa situação irá passar, e que poderá retornar as suas atividades, e voltar a executar os seus serviços como antes.
Aproveite esse tempo para aprimorar suas habilidades como gestor, e oferecer um bom suporte a sua equipe de trabalho. Dessa forma, serão minimizadas as grandes proporções que esse vírus pode chegar.
Caso precise de uma orientação profissional, procure um escritório de advocacia que irá te orientar na tomada de decisões de sua empresa.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Onde nos encontrar

Souto Costa Advogados Associados © 2020 Todos os direitos reservados. Configurações de Cookies. Política de Privacidade.