Existindo uma Ação Revisional o banco pode entrar com a ação de busca e apreensão?

Quando o contrato de financiamento está com parcelas atrasadas, o banco pode a qualquer momento requerer a retomada do bem. Porém, existindo uma Ação Revisional, na qual já estiver sendo realizado depósito judicial e com a liminar de manutenção de posse do bem, qualquer ato do banco em buscar o bem é passivo de defesa e suspensão da ação.

Quando você entra com uma Ação Revisional, também faz um pedido liminar que, se atendido pelo juiz, poderá ter diversos benefícios, dentre eles, o de fazer o pagamento em juízo e o de proteger seu bem da busca e apreensão.

Obviamente, as instituições financeiras farão de tudo para não perder em nenhum momento e é por esta razão que contratam advogados para buscar de todas as formas contornar os impedimentos que lhes foram impostos com a liminar concedida pelo juiz.

Alguns bancos podem, inclusive, fazer uma ‘manobra’ judicial para mesmo com a liminar, conseguir ‘tomar’ o seu bem. Isso é possível quando a mesma instituição financeira ajuíza ação de busca e apreensão de veículo em outra comarca. Diante disso, torna-se totalmente possível a apreensão do bem.

Então, o consumidor pode, de igual forma, buscar se defender. Existe a possibilidade de reaver o bem caso ele já tenha sido apreendido por ordem judicial de outra comarca. Lembre-se que é de extrema importância não fazer nada por conta própria, principalmente se não conhece bem o trâmite da Ação Revisional e do processo de busca e apreensão de veículo.

O consumidor, como sendo a parte mais fraca na relação contratual com a financeira, muitas vezes submete-se a aceitar cláusulas que ultrapassam os limites da legalidade, especialmente, no que diz respeito a incidência de multas, juros e correções nos casos de atrasos de pagamento de parcelas. Coisas que costumam acontecer já na assinatura do contrato, quando o consumidor está necessitando do financiamento para adquirir um veículo, indispensável à sua atividade profissional.

𝐐𝐮𝐞𝐫 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐫 𝐮𝐦𝐚 𝐩𝐞𝐫𝐠𝐮𝐧𝐭𝐚?  Deixe um comentário para nosso time de especialistas ou fale através do Whatsapp (71) 98603-1838, ou no telefone (71) 3351-1839. Será um prazer orientá-lo!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Onde nos encontrar

Souto Costa Advogados Associados © 2020 Todos os direitos reservados. Configurações de Cookies. Política de Privacidade.