Por que devo contratar um advogado empresarial?

Se você é empresário, seja qual for o porte da sua empresa, certamente, em algum momento, será essencial passar por uma consultoria jurídica com um bom advogado especialista em direito empresarial.

Ter uma empresa vai muito além do que ganhar dinheiro. Existem várias obrigações que são inerentes à atuação que não podem ser deixadas de lado. Caso contrário você passará por muitos problemas.

Hoje queremos te mostrar qual a importância de se ter um advogado especializado para tratar de assuntos da sua empresa. Reitero sempre que o especialista é o melhor profissional que pode ser contratado.

Isso significa dizer que de nada adianta procurar qualquer advogado, mas, aquele que de fato possa te ajudar, pois sabe o que está fazendo, pois tem muita experiência.

Vamos te apresentar os 4 principais erros que mais acontecem na hora de contratar um advogado empresarial:

  • Levar em conta somente o requisito preço para contratar
  • Contratar um profissional sem experiência na área
  • Pedir auxílio de alguém só porque ele é da sua cidade
  • Não ter atenção às suas qualificações

1º erro: Levar em conta somente o requisito preço para contratar

Coloquei esse erro em primeiro lugar, pois infelizmente, em maior parte dos casos, muitas pessoas para contratar qualquer tipo de serviço pensam em procurar o mais barato.

Pode até mesmo acontecer de você procurar um bom profissional, bem reconhecido. Porém, ao se informar sobre o valor, você logo desiste, pois está considerando mais o preço do que um bom trabalho a ser realizado pelo profissional.

Acontece que essa decisão de procurar o mais barato, pode acabar “saindo caro”, quando você perceber que não teve um bom serviço feito, e que aquele advogado não conseguiu te ajudar em nada. Isso serve para qualquer área que você precise de advogado.

Um bom advogado é capaz de te instruir, explicar como tudo vai acontecer, e apesar de não poder garantir a resolução total do problema (já que isso é ilegal), te dará segurança e confiabilidade de que executará seu trabalho da melhor maneira possível, e isso é notado através dos bons comentários que você viu sobre ele.

Sendo assim, tenha cuidado ao considerar apenas o preço para contratar um advogado empresarial. Não estou dizendo que sempre o mais caro é o melhor, mas suspeite de quem cobra valores muito abaixo dos praticados, somente para captar clientes. Equilíbrio e ponderação são tudo neste momento.

2º erro: Profissional sem experiência na área

Outro erro que muitas pessoas acabam cometendo na hora de contratar um advogado empresarial, é acabar contratando um profissional que não tem experiência na área.

Para que você entenda melhor vou te dar um exemplo. Geralmente quando você está com problema de saúde, você pode procurar um clínico geral. Porém, se o profissional identificar um problema de saúde que precisa de cuidados de um profissional especializado, ele irá pedir para você procurá-lo.

Porque isso não acontece também quando você procura um serviço jurídico? Um profissional com experiência na área pode ser fundamental para aumentar suas chances de êxito para resolver o problema. Isso porque, ele terá mais conhecimento sobre todos os documentos, provas a serem juntadas, como recorrer da melhor maneira… Enfim, sua defesa será muito bem feita se comparada a alguém que não tem experiência naquele assunto.

Os profissionais de maior destaque são aqueles que são especialistas em alguma coisa. Dessa forma, se você precisar de um advogado empresarial , considere sua especialidade na área.

3º erro: Pedir auxílio de alguém só porque ele é da sua cidade

Talvez ao ler este erro, você possa não ter entendido muito bem, por pensar que se precisar de um advogado, obrigatoriamente seja necessário ir de forma presencial até o escritório do advogado que fique o mais próximo de você.

Mas, quando falamos em contratação de advogado, você já parou para pensar que talvez em sua cidade não haja nenhum especialista no assunto que você precisa de ajuda? Vai preferir arriscar a resolução do seu problema simplesmente por preferir alguém que está em sua cidade?

Neste momento, a internet pode ser usada em seu benefício. Se você precisa de um advogado empresarial, considere a contratação ainda que de forma online. O bom profissional te dará todo suporte necessário, de forma que não interferirá em nada nos procedimentos.

Você terá fácil acesso para se comunicar com ele, conseguirá fornecer da mesma forma todos os documentos necessários, pois hoje é possível com facilidade mandar os documentos por arquivo.

4º erro: Não ter atenção às suas qualificações

Aqui entra um pouco do que já acabei de falar, você deve ter atenção nas qualificações do profissional. Porém, ver a qualificação vai além do que saber se ele é especialista no assunto.

Verificar as qualificações também é necessário quando você vai contratar um advogado empresarial. Há diversas formas em que é possível saber se a reputação daquele advogado é boa.

Por isso pesquise, não acredite em propagandas prontas da internet. Se informe sobre a verdade daquele profissional. Tenho certeza que se ele realmente tiver boas qualificações, você encontrará de forma facilitada essas informações.

 A função do advogado empresarial

O advogado empresarial irá te ajudar desde situações preventivas da sua empresa, como também quando surgir o problema. Vamos exemplificar para você. Uma boa consultoria de um advogado, pode te ajudar desde questões envolvendo obrigatoriedade de recolhimento de determinados tributos, como também questões envolvendo a contratação de funcionários.

Infelizmente, muitos acreditam que estão fazendo economia ao tentar administrar uma empresa sozinho. Porém, isso representa um grande risco, pois há várias etapas que envolvem a resolução do problema. Existem prazos a serem observados, bem como os argumentos ideais para se apresentar a depender do tipo de situação que você está enfrentando.

Se você é empresário, e quer evitar problemas maiores na atuação empresarial, e um bom crescimento da sua empresa, busque ajuda de um advogado empresarial. Ficou com alguma dúvida, está enfrentando algum problema? Entre em contato conosco.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Onde nos encontrar

Souto Costa Advogados Associados © 2020 Todos os direitos reservados. Configurações de Cookies. Política de Privacidade.

Open chat