Posturas do empresário com seus fornecedores

Você que é empresário, sabe quais devem ser suas atitudes frente a seus fornecedores? Hoje nós do Souto Costa queremos te apresentar algumas dicas práticas de como lidar no seu dia a dia com seus fornecedores para que se evite problemas futuros.

Em primeiro lugar, é necessário dizer que a prevenção é sempre o melhor caminho para qualquer área da nossa vida. Quando você tem uma empresa, isso deve ser uma de suas prioridades!

É uma atuação preventiva que construirá uma boa reputação de sua empresa, não somente frente aos fornecedores, como também frente a sociedade que é seu público alvo, para que queiram experimentar o que você tem a oferecer no mercado.

Sabemos que atualmente em vários seguimentos há concorrência às vezes absurda. Mas, são algumas atitudes que serão o diferencial da sua marca, da sua empresa.

Vamos então agora para as nossas dicas práticas de como deve ser suas atitudes frente aos seus fornecedores.

  1. Ter tudo documentado (contrato): esse é um ponto essencial para quem exerce algum tipo de atividade empresarial. Se você quer ser um bom empresário, e quer agir de acordo com o melhor para a sua empresa, você deve abandonar os famosos “contratos de boca”. Não importa se você é uma figura de ME, ou uma empresa que está apenas começando no mercado. Você precisa ser profissional em suas atitudes. Mas o que seria ter tudo documentado? É realizar contratos escritos com seus fornecedores, é dessa forma que ambas as partes estarão amparadas quanto a qualquer imprevisto que venha surgir. Estabelecer datas de pagamento, prazos para envio de mercadorias, matérias primas, entre outras peculiaridades que a atividade precisa para funcionar. Para ilustrar, vamos te dar um exemplo bem simples. Imagine uma loja que vende roupas, e faz sua fabricação própria. Ela precisa que a matéria prima chegue até ela nas datas específicas para que consiga lançar as coleções nas datas previstas. Se o fornecedor de tecidos falhar, consequentemente haverá prejuízo e atrasos na confecção das peças. Esse é um pequeno exemplo para você ver os danos que um atraso, de um acordo mal feito, pode provocar. Ter um contrato firmado não evita que imprevistos possam acontecer, mas irá proteger sua empresa em muitos momentos. Busque um profissional competente e formalize os contratos com seus fornecedores.
  1. Ter uma boa comunicação: você precisa ser acessível na comunicação com seus fornecedores, então, invista em um atendimento de qualidade no trato com estes. A comunicação ajuda até mesmo quando imprevistos possam surgir, quando novas datas precisam ser estabelecidas, etc.
  1. Situação financeira bem estruturada: essa é uma dica valiosa para quem é empresário, e tem muitos aspectos por trás. Ter um bom controle de caixa (entrada e saída de dinheiro), é importante para que você não faça compromissos com seus fornecedores onde não conseguirá cumprir. Imagine se você tem o valor X para pagar ao fornecedor apenas dia 20, mas você acaba estipulando datas aleatórias no contrato. Essa é uma situação clara de que naquela data você não tem como pagá-lo. E é aí que seu negócio começa a desandar, pois o fornecedor certamente não vai querer ficar te entregando mercadorias e matéria prima sem que receba por isso. Fique atento a esse detalhe e mantenha sua empresa bem estruturada.

Esses foram três aspectos que achamos importante passar para que vocês estejam protegidos, e possam agir de forma preventiva.

Empreender é uma via de mão dupla. Ninguém faz tudo sozinho, e muita coisa está por trás de um empreendimento.

Valorize seus fornecedores, e também cumpra com rigor os termos estipulados em contrato para que proteja sua empresa.

Se você precisa realizar um contrato, busque nossos profissionais. Não caia na armadilha de buscar contratos na internet que não se adequa a sua atividade empresarial. Você precisa de um contrato personalizado!

Entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento, e não negligencie aspectos tão importantes como esses que influenciam diretamente em sua atividade empresarial.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Onde nos encontrar

Souto Costa Advogados Associados © 2020 Todos os direitos reservados. Configurações de Cookies. Política de Privacidade.