Sou obrigado a pagar seguros do financiamento imobiliário? Como eles são calculados?

O pagamento de seguros no financiamento imobiliário é obrigatório. Mas, é importante o comprador ficar atento a qualquer tipo de cobrança indevida.

Os seguros de morte e invalidez e de danos físicos aos imóveis são obrigatórios e servem para cobrir as despesas em caso de óbito de um dos compradores, como também possíveis danos que ocorram ao imóvel durante o período de financiamento. Proteções adicionais como seguros de vida, e residenciais, não são, sob hipótese alguma, obrigatórios.

Abra o olho! Prometer taxas menores para quem adquirir esses seguros opcionais ou condicionar a aprovação do financiamento à contratação dessas proteções são práticas ilegais, que podem ser consideradas venda casada. Proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, a venda casada consiste em exigir a contratação de produto como condição para que a venda seja realizada. Aliás, omitir que esses seguros não são obrigatórios também é ilegal, pois todo consumidor tem direito à informação.

Os seguros, de fato, obrigatórios, são calculados tendo como base a taxa sobre o valor de avaliação do imóvel e as taxas da apólice sobre o valor do financiamento do apartamento, ao percentual de pactuação de renda dos compradores.

Uma maneira fácil de identificar se o banco está incluindo produtos indevidos na operação, é checar se o contrato de alguns dos seguros oferecidos é separado do contrato de financiamento e não junto, como se fosse tudo um só contrato.

Caso confirme a existência de venda casada, o comprador deve denunciar a prática à ouvidoria do banco. Além disso, ao comparar o Custo Efetivo Total do seu financiamento com o de outros bancos, o comprador pode verificar se há algo estranho com o seu contrato.

Com a ajuda de um profissional da área, esses detalhes podem ser avaliados detalhadamente, antes de assinar qualquer contrato. Caso o contrato já esteja assinado e o comprador tenha se dado conta da venda casada depois, é necessário que ele busque as medidas necessárias para denunciar e cancelar todas as taxas extras indevidas.

𝐐𝐮𝐞𝐫 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐫 𝐮𝐦𝐚 𝐩𝐞𝐫𝐠𝐮𝐧𝐭𝐚?  Deixe um comentário para nosso time de especialistas ou fale através do Whatsapp (71) 98603-1838, ou no telefone (71) 3351-1839. Será um prazer orientá-lo!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Onde nos encontrar

Souto Costa Advogados Associados © 2020 Todos os direitos reservados. Configurações de Cookies. Política de Privacidade.